Atendimento é algo importantíssimo em um negócio. É através dele que temos contato direto com nossas seguidoras e clientes. E quando vendemos pela internet temos que ter bastante cuidado na qualidade do nosso atendimento online para que ele seja o melhor e mais otimizado possível.
1. Tenha um catálogo atualizado para você enviar
Fiz um post dando dicas de lugares para você criar um catálogo online e essa é uma das melhores formas de você otimizar seu atendimento pois a pessoa vai poder ver de uma só vez tudo o que tá disponível.
Existem 3 lugares interessantes para criar seu catálogo:
- Canva. Com o Canva você consegue montar um catálogo em PDF e criar esse catálogo da forma que você quiser, usando o visual do seu negócio. [MIL]
- WhatsApp Business. Você tem a opção de cadastrar seus produtos em um catálogo dentro do próprio WhatsApp Business e isso ajuda a pessoa a ter acesso a tudo o que você tem disponível e escolher individualmente o que vai querer.
- Ajato. Plataforma gratuita (app) para criar sua loja online e a cliente poder fazer o fechamento por WhatsApp.
2. Tenha respostas pré-prontas para perguntas mais frequentes
Sempre tem aquelas perguntas que sempre são feitas pra gente e para otimizar seu atendimento online é interessante que você tenha um bloco de notas com essas respostas e também criar as Respostas Rápidas dentro do próprio Instagram.
Isso te ajuda a otimizar seu atendimento e a não perder tempo digitando do zero todas as respostas.
3. Use o WhatsApp Business para criar mensagens automáticas
O WhatsApp Business, além de te permitir criar um catálogo de produtos, também te dá a opção de criar mensagens automáticas tanto de boas vindas quanto de ausência.
Isso ajuda a otimizar seu atendimento online porque com a mensagem de boas vindas você consegue automatizar o primeiro contato e com a mensagem de ausência você consegue dizer – sem precisar estar presente – que você não está disponível no momento, mas que em breve a mensagem será respondida.