Lives são tendência e uma ótima forma de você interagir de forma mais próxima com seus seguidores. Muitas empresas, de todos os tamanhos, estão aderindo a esse formato de conteúdo e hoje vim dar algumas dicas de como você pode se preparar para fazer as primeiras lives no seu Instagram de Lingerie.
1. Você vai falar com zero pessoas no começo
Já quero preparar vocês pra isso, ok? Todos esses influenciadores e marcas que você vê falando para centenas e milhares de pessoas, já começou lives falando para ninguém ou quase ninguém. Isso é mais normal do que você imaginam, só que ninguém fala sobre isso.
Eu sempre penso que o segredo da vida é baixa expectativa, então eu sempre fico na cabeça para se preparar para dar meu melhor, mas esperando o pior resultado, porque se algo acontecer, independente de ser bom ou ruim, eu já vou estar preparada.
Só que a questão aqui é você COMEÇAR, mesmo sabendo que no começo você provavelmente vai falar sozinha.
Use suas primeiras lives como uma forma de treinar a sua forma de falar, conhecer mais como funciona a ferramenta e começar a perder a vergonha.
Eu sei que dá medo, dá vergonha, mas se é algo que você vê que é importante pro seu crescimento e pro crescimento do seu negócio, faça seu melhor com o que você consegue hoje e veja isso como parte do seu trabalho.
Quando fazemos isso, a percepção que temos muda totalmente.
2. Se for uma live de lançamento, prepare as peças com antecedência
Vou deixar aqui embaixo uma live que fiz falando sobre como usar as lives para crescer seu Instagram de Lingerie e nela eu falo sobre as lives de lançamento de nova coleção.
Procure fazer a live em um ambiente bem iluminado, separe as peças com antecedência e – se possível – encontre um manequim para mostrar a peça no corpo ou peça ajuda de alguém que se disponha a vestir as peças para você poder mostrar ao vivo.
3. Se for uma live colaborativa, combine o conteúdo com antecedência
É sempre importante a gente deixar o conteúdo com a pessoa que convidamos o mais alinhado possível para quando chegar na hora não ter problemas de comunicação.
Procure trazer pessoas que falem sobre assuntos que envolvam todo o universo feminino.
O legal das lives colaborativas no Instagram, é que a bolinha de live fica ativa não só no seu perfil, mas também no da pessoa que você convidou, fazendo com que a mais pessoas conheçam você.
Conheça o nosso curso prático de Instagram – Marketing Para Perfil de Lingerie.
4. Prepare um roteiro simples para você não se perder
Eu sempre escrevo os roteiros das minhas lives porque eu me distraio muito fácil e aí acabo perdendo o raciocínio.
Por isso, para você não esquecer de falar nada, organize um roteiro com os pontos principais do que você vai falar para ter certeza de que no final você falou os pontos importantes.
5. Deixe a câmera apoiada ou em um mini tripé
Evite fazer suas lives segurando a câmera. Isso melhora a experiência não só para quem tá assistindo, mas também pra você que não vai precisar ficar se preocupando se tá balançando demais, ou que seu braço tá cansando.
Você consegue encontrar tripés para celular em qualquer loja de eletrônico no centro da cidade ou no Mercado Livre também.
6. Prepare seu ambiente para fazer a live
Procure fazer em um horário que você sabe que vai poder se concentrar na live, sem ter interrupções, afinal de contas isso faz parte do seu trabalho.
Tenha tudo pronto ao seu lado para não precisar ficar correndo atrás de nada durante a live: roteiro, peças, tripé ou apoio…
7. Divulgue a live com antecedência todos os dias até o dia dela
Procure falar diariamente sobre a live que vai acontecer para você nos seus stories, em post no feed, no seu Instagram pessoal…
Fale sobre o que a pessoa vai ter durante a live, o que ela vai aprender – caso seja live de conteúdo – e o que de especial vai rolar.
8. Respire fundo 10 vezes antes de começar
Eu sei que pode parecer uma dica simples, mas eu também sei que muitas de vocês ficam nervosas antes de começar lives – eu também ficava.
Por isso, antes de começar, feche os olhos e respire fundo 10x, devagar, para oxigenar o cérebro e você se sentir mais calma.
Caso você seja religiosa, vale também fazer uma oração rápida depois das respirações para te ajudar a se acalmar ainda mais.